Municípios da região sofrem crises com quedas de repasses - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Municípios da região sofrem crises com quedas de repasses

Prefeitos se reuniram duas vezes na última semana para tratar o tema 

Marcel Rofeal, da Redação 

Foto: Divulgação
O prefeito de Ribeirão Bonito Wilson Forte Júnior (PMDB) e representantes de outros 16 municípios da Região Central do Estado de São Paulo iniciaram na última terça-feira (15), em Araraquara, uma discussão sobre a crise financeira que enfrentam os administradores municipais devido à queda de repasses de recursos e aumento de despesas. Na quinta-feira (17), em Tabatinga, as autoridades se encontraram com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Na reunião da Aprec - Associação dos Prefeitos da Região Central do Estado de São Paulo -, chefes e representantes do Executivo de 16 cidades expuseram as dificuldades encontradas com o aumento das despesas e de responsabilidades transferidas aos municípios, como serviços de Saúde, Educação, Assistência Social, ações judiciais e, recentemente, a gestão da iluminação pública, e em contrapartida a queda de repasses de recursos dos governos estadual e federal.

Em conjunto, as autoridades propuseram ações que possam evitar o agravamento da crise, inclusive estendendo as discussões à Associação Paulista dos Municípios (APM) e à Confederação Nacional dos Prefeitos (CNP). Na quinta-feira (17), os administradores voltaram a se reunir, desta vez no Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, e apresentaram o problema ao presidente do TCE-SP, Edgard Camargo Rodrigues. Mais de 20 prefeitos participaram do encontro.

Para Rodrigues, que elogiou a iniciativa da Aprec de unir os prefeitos em torno de um objetivo comum, a reivindicação dos administradores é justa. O presidente do TCE-SP também criticou o excesso de exigências sobre os municípios sem a devida cobertura financeira. Ainda segundo ele, o Tribunal de Contas tem consciência das dificuldades enfrentadas pelos municípios, mas ressaltou a necessidade de fiscalização que o órgão exerce até para a orientação dos gestores. 

(*) Com informações do Região em Destake

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora