Mudança climática melhora a qualidade do ar no município - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Mudança climática melhora a qualidade do ar no município

Período de estiagem e calor favoreceram inúmeros incêndios na cidade 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Marcel Rofeal/BMR
A fina garoa que atingiu o município nesta terça-feira (26) derrubou a temperatura em Ribeirão Bonito. Entre a última segunda-feira (25) e esta quarta-feira (27), os termômetros apontaram uma queda de até 20 graus na temperatura. Devido à drástica mudança climática, nesta terça, pela primeira vez em semanas, a cidade não ficou coberta pela espessa fumaça provocada por incêndios. Só na última segunda, por exemplo, foram cinco focos registrados nos arredores da cidade.

O período de estiagem e forte calor favoreceu a prática criminosa de incendiar terrenos em diversos pontos da cidade. Na região dos bairros das Malvinas e dos Jardins Heliana I e II, quase diariamente a fumaça invadia as residências e provocava dificuldades respiratórias em moradores. Em uma semana, foram dezenas de incêndios registrados apenas no perímetro urbano do município. Um deles, à Avenida da Saudade, atingiu um bambuzal e danificou parte da rede elétrica.

No fim da tarde de sexta-feira (22), quem passava pelo Centro da cidade não conseguia enxergar o conjunto de bairros das Malvinas devido à densidade da nuvem de fumaça sobre a região. Já na noite desta segunda (25), também o Centro foi tomado pelo forte cheiro de fumaça oriundo de um incêndio a uma área de pastagem próxima à entrada da cidade. Caminhões-pipa de propriedades rurais foram usados no combate às chamas. Não há um número oficial de ocorrências registradas. 

Em muitos dos casos, os incêndios foram provocados intencionalmente, o que é crime. A Lei Municipal 2097, de 26 de março de 2010, por exemplo, prevê punição para quem for denunciado ou flagrado ateando fogo em terrenos edificados ou baldios. O cumprimento da lei cabe à Prefeitura, por meio do Departamento de Fiscalização, porém deixa de ser feito, segundo a própria administração, “por falta de pessoal”. Com humor, moradores usam as redes sociais para protestar.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora